sábado, 22 de agosto de 2009

CAP 2

http://www.acervo.srv.br/loja/images/Como%20conseguir%20emprego.jpg
- ENTREVISTA DE EMPREGO


Sendo esse o primeiro post realmente ligado ao objetivo do blog serei bem suncinto na explanação...


Estava no trabalho quando percebi que havia chegado um e-mail pra mim, era de um colega que me enviará a poucos instantes, ao abrir o e-mail vi que se tratava de um anuncio de emprego, e ele dizia, resumidamente, que a empresa "X" estava procurando pessoas pra trabalhar na aréa de Marketing no período da tarde. Era para que nós do setor, propagassemos a noticia a quem interessase, mas como eu trabalho no turno da manha e folgo a tarde resolvi me candidatar.

1º Dica: Curriculo...

...nada melhor do que caprichar no curriculo pra sair na frente em qualquer seleção. Muitos falam que o curriculo é mera formalidade, mas se enganam, é por ele que você fica entre os possíveis selecionados ou nao. Ser direto, não contar mentiras ou mesmo omitir algo irrelevante fará toda a diferença na hora da avaliação. Uma coisa que faço e ajuda muito é falar as coisas de um modo diferente dos demais, tipo: ao invés de conhecimento em informática, descreva os tipos de conhecimento (edição de imagens, aplicativos de texto, som, video, etc.), algo que vá diferencia-lo dos demais. Tente não repetir as coisas, e se for possível se utilize de palavras de impacto como persuasão, confiança...

Após ser selecionado para a 2 fase da seleção, que seria uma prova escrita e uma pequena entrevista, tentei me colocar na situação antes mesmo de ela acontecer...

2º Dica: Entrevista...

...ao se canditadar para alguma vaga de emprego(estágio), a pessoa deve se situar em que contexto será colocada, no caso do exemplo que estou utilizando a aréa é Marketing, mas poderia ser qualquer outra. O momento de se preparar é antes da entrevista, veja qual o perfil dos profissionais da aréa, se vista como tais, fale como tais, haja como tais, e você se dará bem.
http://www.vestemoda.com.br/image/post/como_conseguir_um_novo_emprego/como_conseguir_um_novo_emprego_97743.jpg
Foi isso que fiz. O pessoal de marketing, normalmente, é um pessoal mais descontraído, sem muita frescura, e foi isso que pude notar ao observar a apresentação das entrevistadoras; observar ta ai a palavra chave, você se prepara momentos antes, mas é só na hora do primeiro contado cara-a-cara que se pode confirmar as expectativas.

Seleção de mais de 60 pessoas, cansativo pra o entrevistado e pra o entrevistador, por isso não deixe pra ser o ultimo a ser chamado, ao chegar sente na frente, estabeleça um contato visual com o(a) entrevistador(a), mostre interesse nas suas palavras, se for como no caso da seleção do exemplo, que seria chamado para a entrevista quem terminasse o teste primeiro, termine entre os 10 primeiros, pois a partir daí o entrevistador já terá uma base de análise mais rigorosa e irá eliminar pessoas com potencial, mas que por já estarem desgastados pelo processo esse pontencial passará despercebido...

3º Dica: O que responder?

As Dicas 1 e 2 ajudam muito nessa questão. Seja sucinto, direto, não complique o fácil, análise o contexto, se adapte ao momento, não deixe ser intimidado, seja criativo mas sempre se lembre que a confiança naquilo que você fala dará credibilidade a você, pois se você mesmo não acredita em si, quem irá acreditar. Um belo exemplo disso aconteceu nessa seleção...

http://terminoelmateyteatiendo.files.wordpress.com/2007/04/deaf_dumb_blind.jpg

...de um total de 15 questões pessoais, existia uma questão número 15 (última) que me intrigou, ela tinha mais ou menos assim: - Dê sugestões. Fique a vontade!
Eu já fico desconfiado quando vejo questões do tipo dessa; se ela está ali é porque tem alguma razão, e porque deixa-lá em branco?, como eu vi várias pessoas fazerem. E diferente da maioria eu olhei para ela com outro olhar, um olhar de uma oportunidade que era me dada e que eu fui capaz de utilizar a meu favor. Pensem bem...numa seleção o entrevistador lhe pedi uma sugestão, qual seria a melhor sujestão a ser dada? A minha foi: - ME ESCOLHA!

Lembre-se o mundo lá fora é uma guerra, utilizar as armas certas, nos momentos certos faz toda a diferença, tudo é questão de escolher a melhor estrátegia. E nunca se esqueça que anybody is hard! Até a proxima, Namaste.

Ps: há quase me esqueci...fui selecionado, proxima semana conto como foi a 3 fase da seleção. Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário